20 janeiro, 2015

#ProjetoBlogueirasAntenadas: Dica de Decoração

Olá meus amores, tudo bem? Bom, hoje eu vou fazer um post do Projeto #BlogueirasAntenadas que eu estou participando como vocês sabem, e o tema de hoje é de DECORAÇÃO! E como eu sou apaixonada por Filtro dos Sonhos eu resolvi ensinar vocês a fazerem, vamos conferir? ♥

Os materiais necessários são:
011 – Durex,
2 – Pulseiras de ferro (ou argolas de cortina),
3 – Sisal,
024 – Tesoura,
5 – Penas coloridas,
6 – Pedras,
037 – Linhas coloridas,
8 – Agulha tamanho grande,
9 – Miçangas (opcional).
Passo a passo:
01.
Se você escolher fazer o filtro dos sonhos utilizando a pulseira, o primeiro passo é adicionar o sisal à ela, colando-o com fita adesiva. Isso o deixará mais grossinho, e com a circunferência irregular. Se optar pela argola de cortina, não há necessidade de adicionar o sisal, pois ela já é grossinha, e ficará com um aspecto mais retinho.
02.
Escolha uma linha colorida para fazer o arco. Forme uma alça com um nozinho, e o prenda ao arco. Será a alça que utilizaremos para pendurá-lo.
03.
Agora, vamos enrolar a linha por toda a extensão do arco, colorindo-o.
04.
Escolha outra cor de linha para fazer a teia do centro – ou utilize a mesma, se preferir.  Nós vamos utilizar a agulha grande numa das pontas, você pode amarrar com um nozinho simples, pois ela só nos ajudará a passar pelos espaços mais apertados. O começo é bem simples: amarre a linha com um nó duplo logo abaixo da alça, conforme mostra a foto 2. E então vamos começar com o pontinho, ele passará por trás do arco e voltará passando por dentro do espaço que se formou – como se estivéssemos desenhando uma letra E de mão, minúscula, como mostra a foto 4. Continue fazendo os pontos, até completar o arco, atento para que o espaço entre cada um seja igual, e faça-os de forma firme, para que a teia não fique frouxa.
05.
Depois de completar o arco, o ponto seguinte será feito da mesma forma, ou seja, formando uma letra E de mão minúscula, só que desta vez o ponto será feito na linha que usamos para completar o arco, formando um segundo círculo por dentro. Puxe-os bem para que fiquem firmes e bonitos. Continue até chegar ao centro da teia.
06.
Agora, se você optar por utilizar as miçangas, é aqui que elas entram. Se você preferir não utilizá-las, basta dar um nó para finalizar. Se não, o ponto é o mesmo, mas antes de dá-lo, nós vamos acrescentar uma miçanga. Antes de cada ponto, vai uma miçanga, até que se complete o círculo. Dê um nó e corte o excesso de linha. O filtro está pronto, agora vamos prender as pedras e a pena.
07.
Separe quatro pedaços de linha de aproximadamente 1,3m cada. Prenda cada um deles de forma que fique exatamente abaixo da alça para pendurar. Para prender, dobre cada um ao meio, forme uma alcinha e passe as duas pontas por dentro do aro do filtro e da alcinha formada pelo fio, como mostra as fotos 2 e 3.
08.
Agora, vou tentar dar uma breve explicação de como se faz o ponto de macramê, acredito que seja o mais bonito para confeccionar no filtro dos sonhos – mas nada que impeça quem prefira fazer uma trança. De qualquer forma, utilize as quatro linhas dobradas ao meio, ok? Vamos lá. Como dobramos ao meio, teremos 8 fios. Deixe quatro fios no meio, parados, e dois de cada lado, separados, como mostra a foto 1. Escolha um dos lados e faça um triângulo, de forma que os dois fios passem por cima dos quatro que estão no meio (foto 2). Agora, passe os dois fios do outro lado por cima dos fios do triângulo (foto 3) e dê um laço passando a ponta por baixo dos quatro fios do centro e saindo por dentro do triângulo (foto 4). Na foto 5, o primeiro ponto já foi feito. Agora, a mesma coisa, só que começando pelos dois fios DO OUTRO LADO. Nós vamos alternando, então ATENÇÃO, não perca qual foi o último lado que deu o primeiro passo, pois no próximo tem que ser o do outro lado. Mesma coisa, vá repetindo até que os pontos tenham mais ou menos três ou quatro dedos (foto 11). Finalize com um nó.
09.
Muita atenção, esta é a parte mais complicadinha. Faremos a redinha que vai prender a pedra. Para isso, vamos separar as linhas em duplinhas e fazer um nó duplo em cada duplinha (fotos 1 e 2). Com os quatro nós feitos (foto 3), vamos pegar um dos fios de uma dupla e fazer um novo nó duplo com outro fio da dupla do lado (fotos 4 e 5), não apertando o nó tão grudado no anterior, pois tem que formar uma pequena rede. Vamos fazer isso com cada dupla, ou seja, separá-las formando novas. Vá testando com a pedra, como na foto 7, para ver se os nós são o suficiente, e quando a cobrirem por inteiro, feche a rede com um nó (foto 8) e utilize os fios para repetir o procedimento do macramê, com mais uns dois ou três dedos de comprimento – não dê o nó ao finalizar.
10.
Para prender a pena, basta posicionar seu cabinho junto com as linhas do meio do macramê e continuar os pontos até cobri-lo por inteiro. Para finalizar, pode ser dado um nó na parte de trás, e uma dica é colocar um pinguinho de cola para evitar que o nó se desfaça, ou que o fio se desfie.
Prontinho, agora é só pendurar!
Foto-0092
Espero que tenham gostado e aprendido amores e, não deixem de conferir o das meninas! Beijos ♥

16 comentários:

  1. Que top Nathi! Quero fazer também, sou apaixonada por filtro dos sonhos, rs
    beijoooo
    www.dose-fashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que de mais Nath! adorei essa dica fica lindo pra decorar o quarto! <3

    ResponderExcluir
  3. Amei, adoro filtro de sonhos no quarto!

    http://meumundo-corderosaa.blogspot.com.br/2015/01/playlist-nostalgia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, acho muito fofo *-*
      Beijos lindona!

      Excluir
  4. ameeeeeei nath, to super curiosa pra fazer, amo filtro dos sonhos, e esse foi o unico post ensinando a fazer de uma forma simples! parabeeeens

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo adorei a dica!
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amoooooor amei o diy ♥ Parabéns ♥

    ResponderExcluir
  7. Nossssa que legal. adorei beijos lindona!

    ResponderExcluir
  8. Que demais Nath, eu amei essa dica.
    Vou tentar fazer HAHAHA
    Beijos, Naah!

    Chega Mais Amiga